quarta-feira, 6 de abril de 2011

CRONOGRAMA DE AULAS 2011/I

MÉTODOS DE PESQUISA


PROGRAMA DE AULAS



1º Semestre de 2011

Professora: Maria Lais Pereira da Silva e Fabricio Leal de Oliveira.



EMENTA DA DISCIPLINA : a contribuição das Ciências Sociais na pesquisa em Urbanismo e Arquitetura.As etapas do processo de pesquisa: fontes de dados e a sua avaliação. A formulação de projetos de pesquisa. Formas diversas de observação : a contribuição da Sociologia e da Antropologia ; noções de estatística para o urbanismo e a arquitetura; classificação, análise e interpretação dos dados.O relatório de pesquisa.



OBJETIVOS DO CURSO: fornecer aos alunos um instrumental básico de métodos e técnicas de pesquisa aplicáveis à reflexão, ao estudo do espaço urbano e à análise crítica de relatórios e trabalhos de pesquisa. Desenvolver a compreensão da pesquisa como um método de reflexão e busca de conhecimento básico para a elaboração de projetos urbanos e arquitetônicos. Trabalhar com os alunos a abordagem social do espaço e a inserção dos métodos e técnicas das Ciências Sociais na formação de arquitetos urbanistas contribuindo para desenvolver a reflexão sistemática e crítica sobre a realidade.



Número de aulas/calendário do período: a disciplina tem 45 horas-aula distribuídas por 15 semanas





PROGRAMAÇÃO DAS AULAS


PROGRAMAÇÃO DAS AULAS




Aula 1 – 15 de março

Explanação geral do curso. Orientação para exercício inicial. “Quando a rua vira casa (Carlos Nelson Ferreira dos Santos)”, apresentação de DVD.

Indicação do Texto 1 (para discussão na Aula 3): “Quando a rua vira casa” (Introdução). Autor: Carlos Nelson Ferreira dos Santos.

Professores: Maria Lais Pereira da Silva e Fabricio Leal de Oliveira.



Aula 2 – 22 de março

Aula inaugural do curso de pós-graduação em arquitetura e urbanismo. Profa. Ana Clara Torres Ribeiro.



Aula 3 – 29 de março – Debate do Texto 1 e do exercício (DVD).Orientação para trabalho inicial em campo- observação de área (à escolha do aluno), elaboração de croquis e de relato (por escrito).

Indicação do Texto 2 (para discussão na Aula 6): “Como e quando pode um arquiteto virar antropólogo”. Autor: Carlos Nelson Ferreira dos Santos.

Professora: Maria Lais Pereira da Silva.



Aula 4 – 5 de abril

Trabalho de campo.



Aula 5 – 12 de abril

Debate sobre o exercício em campo. Aula: O fichamento, o resumo, a resenha de textos; as fontes bibliográficas.

Entrega de relatórios e croquis do trabalho de campo.

Professora: Maria Lais Pereira da Silva.



Aula 6 – 19 de abril

A pesquisa dos arquitetos e urbanistas. Apresentação e debate do Texto 2.

Exercício de debate coletivo: definição de tema para o trabalho final.

Definição de equipes e de apresentação de trabalhos (TFGs). cronograma do trabalho final.

Indicação do Texto 3 (para discussão na Aula 7)
Professora: Maria Lais Pereira da Silva e Fabricio Leal de Oliveira.





Aula 7 – 26 de abril

Apresentação e debate do Texto3. Método científico e pesquisa. Ciência, senso comum e ideologia. As etapas da pesquisa. Painel geral de métodos. A formulação de questões e hipóteses.

Indicação de Texto 4 (para discussão nas Aulas 7 e 8).
Professor: Fabricio Leal de Oliveira.



Aula 7 – 3 de maio

Introdução à pesquisa qualitativa(1); Levantamento bibliográfico /fontes para bibliografia e outras fontes. Indicação de textos. Apresentação e debate do Texto 4.

Professora: Maria Lais Pereira da Silva.



Aula 8 – 10 de maio

A pesquisa qualitativa (2) e o trabalho de campo; procedimentos e formas de pesquisar. (orientação para exercício de entrevistas).

Indicação do Texto 5 (para discussão nas Aulas 9 e 11). A cidade: sugestões para a investigação do comportamento humano no meio urbano (publicado em 1916). Robert Ezra Park. Outros (a definir).

Professora: Maria Lais Pereira da Silva.



Aula 9 – 17 de maio

A pesquisa quantitativa(1). Apresentação debate do Texto5. Planejamento da pesquisa.

Entrega de entrevista.

Professor: Fabricio Leal de Oliveira.



SEMANA DE 23 A 27 DE MAIO – ANPUR (recesso)



Aula 10 – 31 de maio

SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO DOS TFGS.

Entrega do levantamento bibliográfico para o trabalho final.

Professora: Maria Lais Pereira da Silva.



Aula 11 – 7 de junho

A pesquisa quantitativa (2) Trabalho de campo, elaboração de questionários. Orientação para exercício com tabelas. Debate sobre andamento da pesquisa.

Professor: Fabricio Leal de Oliveira.



Aula 12 – 14 de junho

Apresentação de uma pesquisa.

Professor: Fabricio Leal de Oliveira.



Aula 13 – 21 de junho

Análise e relatório final

Professor: Fabricio Leal de Oliveira.



Aula 14 – 28 de junho

Apresentação do trabalho final (seminário)

Professores: Maria Lais Pereira da Silva e Fabricio Leal de Oliveira



Aula 15 – 5 de julho

Apresentação do trabalho final (seminário)

Entrega de relatório final de pesquisa.

Professores: Maria Lais Pereira da Silva e Fabricio Leal de Oliveira





AVALIAÇÃO :

Notas de equipe:



a)Seminário de apresentação de TFG: Será realizado um seminário apresentado por equipes; os textos serão de trabalhos de final de curso (TFG); o grupo deverá preparar a apresentação para no máximo 10 minutos, utilizando todos os recursos que quiser. Para cada apresentação será sorteado o grupo que elaborará o relatório do debate.

A nota final da equipe no seminário de TFG será composta por : uma nota da apresentação de seu texto (com o valor 6,0); e uma nota de relatório de outro texto(com valor 4,0) Portanto, cada equipe terá uma nota final de seminário composta por duas notas.



b)Seminário de apresentação da pesquisa- Obs: É o mesmo seminário do TFG? - a equipe receberá uma nota na apresentação do trabalho final, onde será avaliada não só o conteúdo do trabalho como a forma de sua apresentação, observando-se: a capacidade de síntese das idéias principais, domínio mínimo do conteúdo, e a capacidade de clareza na comunicação. Podem ser utilizados quaisquer recursos que as equipes acharem mais convenientes.



c)Relatório final da pesquisa – a ser entregue no último dia de aula



d) Apresentação de textos. Serão apresentadas leituras por equipes de no máximo 3 alunos. O debate será coletivo, sendo sorteados os demais alunos para comentar questões. Assim TODOS DEVEM LER TODOS OS TEXTOS INDICADOS. A avaliação será através de conceitos



trabalhos em equipe: para o seminário de TFG, o número é flexível, havendo, entretanto, um limite de 6 alunos; para o trabalho de pesquisa,e apresentação de leituras, no máximo até 3 alunos.



d) Avaliação individual : será resultante de exercícios em sala de aula, sobre os textos lidos, ou resumos.



Critérios gerais para a avaliação: participação, acompanhamento das aulas – leituras, realização dos exercícios, assiduidade.



COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO





A disciplina tem um blog, que está sendo finalizado, para dinamizar a comunicação entre todos, professora, alunos e monitora. O blog conterá não só as principais informações e links importantes, como será um meio dos alunos acompanharem sua situação no curso.Isto evidentemente não invalida a comunicação presencial.

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