quinta-feira, 19 de maio de 2011

TFGS

JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS OS TFGS , PARA FOTOS APENAS , NA BIBLIOTECA QUE ABRE DIARIAMENTE  A PARTIR DAS 14 : 00 HRS.
 SOMENTE O TFG DA  FERNANDA COSTA  ( sobre vaz lobo) ESTÁ AINDA  NA SECRETARIA .
DE QUALQUER FORMA, NA TERÇA VOU SEPARA-LO.
ATT

PAULA

terça-feira, 3 de maio de 2011

ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO FINAL-ATENÇÃO!!!!

Métodos de Pesquisa


2011/I

Orientação geral para o trabalho final de pesquisa



1)Deixar claras as questões e hipóteses –ver anotações de aula, comentários e ect.

2)Definir a área de pesquisa , dentro do bairro ( ex. um bairro).Esclarecer critérios, porque da área específica foi escolhida.Estes critérios devem levar em conta o tipo de questão que está se tratando.Por isso ( também ) é necessária familiarização com o bairro e o tema , para especificação dos caminhos da pesquisa .estes critérios devem ficar claros , na parte de metodologia , pois envolve como foi realizado o trabalho.além disso , deve ser indicado um mapa com o croqui , situando o bairro em relação ao conjunto de bairros.Nada impede que se possa observar o bairro como um todo , como área de pesquisa e caso isto ocorra , também os limites que estão considerando devem ser claros e especificados.

3) Para aparte relativa a históricos . definir, sempre fazer referencia a que se momento devemos estar considerando .Sempre que descrever uma história , um momento situá-la no tempo .Especialmente para o que vão fazer trabalho histórico , é necessário este especificação , definindo os limites do tempo .Esta periodização deverá ser considerada com critérios importantes , em função do tema.

4)As fontes dos dados devem também estar claras e referenciadas na metodologia

5)As dificuldades encontradas também deverão aparecer .elas indicam , os limites do trabalho e quais os obstáculos que devem ser superadas em pesquisas posteriores .

6)No caso do texto sobre a pesquisa , palavras textuais de entrevistados , devem estar sempre entre aspas e referenciados .Caso a citação tenha mais de 3 linhas , colocar em itálico, com recuo , e sempre com a fonte .Mapas, fotos , croquis também terão fontes e autores( mesmo que a própria equipe).para as referencias bibliográficas , as normas estão disponíveis na pasta da disciplina –Engenharia velha.